Dossel
Dossel

Inventário florestal, censo florestal, dossel de reflorestamento, diagnóstico, prognóstico, viabilidade ambiental, meio ambiente.

press to zoom
Levantamento de dados
Levantamento de dados

Diagnóstico e monitoramento ambiental para Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas, componente de licenciamentos ambientais no estado do Paraná.

press to zoom
Monitoramento ambiental
Monitoramento ambiental

Levantamento de dados em reservatório de hidrelétricas para fins de estudos de impacto ambiental, que compõem Relatório Ambiental Simplificado (RAS) e EIA/RIMA.

press to zoom
Dossel
Dossel

Inventário florestal, censo florestal, dossel de reflorestamento, diagnóstico, prognóstico, viabilidade ambiental, meio ambiente.

press to zoom
1/3

MEIO

AMBIENTE

:

A temática ambiental, por fazer parte da formação acadêmica e profissional dos fundadores da Delta S, co mpõe grande parte do portfólio da empresa. Durante os últimos anos, foram dezenas de processos abertos e finalizados sob a coordenação de nossa equipe junto aos órgãos ambientais e de recursos hídricos distribuídos por todo o país.

Dentre os serviços de coordenação executados pela Delta S, destacam-se:

  • Licenciamento Ambiental completo (Licença Prévia - LP, Licença de Instalação - LI e Licença de Operação - LO)

  • Autorização Florestal em ambiente SINAFLOR;

  • Trâmites para obtenção do Documento de Origem Florestal (DOF);

  • Autorização Ambiental de Manejo, Coleta e Captura de Fauna;

  • Estudos e tramitação para Compensação Ambiental;

  • Outorga de Uso de Recursos Hídricos (Outorga prévia e Outorga de direito);

  • Articulação com os órgãos, entre outros. 

 

Atuamos também com estudos técnicos especializados, que compõem cada um dos processos acima. São eles:

Estudos de Impacto Ambiental

::

Estudo técnico multidisciplinar que objetiva o diagnóstico completo, definição das áreas de influência do empreendimento a ser construído, identificação e quantificação dos impactos ambientais relacionados e proposição de planos de controle, prevenção, mitigação e compensação destes impactos.

Sua nomenclatura varia de acordo com o porte e tipo de empreendimento, sendo os mais conhecidos:

 

  • EIA/RIMA;

  • RAS - Relatório Ambiental Simplificado;

  • RAP - Relatório Ambiental Preliminar;

  • EAS - Estudo Ambiental Simplificado;

  • EIV - Estudo de Impacto de Vizinhança.

Programas Ambientais

::

Projeto que tem como função o detalhamento executivo dos Programas Ambientais propostos para mitigação, compensação e controle dos impactos durante as etapas de implantação e operação dos empreendimentos.

 

Sua nomenclatura varia de acordo com o porte e tipo de empreendimento, sendo os mais conhecidos:

  • PBA - Plano Básico Ambiental

  • RDPA - Relatório de Detalhamento dos Programas Ambientais;

  • PACUERA - Programa de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais.

Recuperação

de Áreas

Degradadas

::

Normalmente exigido através de condicionantes de licenciamento para a Compensação Ambiental e TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), o PRAD - Plano de Recuperação de Áreas Degradadas consiste em um conjunto de técnicas, medidas e instruções necessárias para o restabelecimento da função ambiental original do ecossistema em determinada área, propiciando um novo equilíbrio dinâmico.

Monitoramento

Ambiental

::

Acompanhamento, análise e interpretação dos dados ambientais e socioeconômicos durante o período de instalação e operação dos empreendimentos.

 

  • Monitoramento de Fauna Terrestre e Fauna Aquática;

  • Monitoramento de Qualidade da Água Superficial e Subterrânea;

  • Monitoramento de Emissões Atmosféricas;

  • Monitoramento da Qualidade do Ar;

  • Monitoramento de Ruídos e Vibrações;

  • Monitoramento de Odor;

  • Monitoramento Hidrológico (Pluviométrico e de Vazão);

  • Monitoramento Socioeconômico (Entrevistas e Questionários).

No âmbito regulatório, seus resultados são essenciais para manutenção da vigência de licenças ambientais, enquanto que sob aspecto prático, são necessárias para avaliar se as medidas de controle e mitigação têm sido efetivas no controle dos impactos previamente identificados.

Inventário

Florestal

::

Levantamento que permite a caracterização qualitativa e quantitativa de uma determinada área em relação às espécies vegetais que a compõe. Tanto o Inventário Florestal como o censo são essenciais para qualquer demanda que implique em supressão e corte da vegetação.

Modelagem

Matemática

::

Estudos desenvolvidos com uso de modelos matemáticos computacionais a fim de avaliar cenários futuros possíveis de qualidade da água, no caso de reservatórios e demais cursos d'água represados, e de qualidade do ar, no caso de fontes pontuais de emissão de poluentes, como indústrias, crematórios, churrascarias etc.

Regularização

Fundiária
::

Todo o arcabouço técnico e legal para regularização da propriedade, como o CAR - Cadastro Ambiental Rural e SIGEF - Georeferenciamento, bem como trâmites cartoriais das transações realizadas, relacionados a escrituras públicas, contratos de arrendamento, averbações etc. são serviços comuns coordenados pela Delta S durante a viabilização dos empreendimentos.

Reuniões

Informativas

::

É comum serem solicitadas durante o processo de licenciamento ambiental Reuniões Informativas, ou até mesmo Audiências Públicas, para esclarecimento junto à comunidade das características técnicas do projeto, os impactos e os programas previstos.

Realizamos ao longo dos últimos anos diversas reuniões com Comunidades Faxinais, Quilombolas, Indígenas, Conselho Gestor de Unidades de Conservação etc. Participamos também ativamente na organização e apresentação de Audiências Públicas para munícipes interessados nos projetos.

FALE CONOSCO

:

Nome *

Email *

Telefone

Mensagem

Obrigado! Mensagem enviada.

© 2023 por Delta S